Sobre o Blog


Olá pessoas!

É com muito medo e prazer que finalmente comecei um blog pessoal. Os motivos são simples, pretendo utilizar este espaço para pensar, discutir e apresentar ideias sobre Neurociências, Psicologia e Sociedade. 

Como aluno de psicologia escolhi seguir uma área chamada Análise do Comportamento (AC), com origens no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner. A razão pela qual eu a escolhi, reside no fato de que a abordagem analítico comportamental me forneceu ferramentas sólidas em métodos científicos experimentais para lidar com o fenômeno do comportamento humano. Entretanto, com o passar do tempo dentro desta abordagem, um descontentamento foi surgindo, o fato era que eu via uma lacuna na relação entre o comportamento e suas bases biológicas.

Um momento leitor! Não estou dizendo que a abordagem não considera estas variáveis, isto seria errôneo de se afirmar, porém a atenção as relações entre o se comportar e seus níveis fisiológicos ao meu ver era precário ou ausente. 

Sendo assim, no decorrer do curso de Psicologia outras três matérias me fomentaram o interesse pelas bases biológicas do comportamento, a primeira delas foi Anatomia Geral, a segunda Fisiologia II (Neurofisiologia) e por ultimo Psicologia Cognitiva. Em todas pude contemplar que disfunções fisiológicas acarretavam em mudanças até mesmo drásticas na forma com que os indivíduos agem no mundo, destas alterações fisiológicas um orgão em especial detinha o maior destaque, este era o cérebro.

Com o crescente interesse em entender como que o comportamento e o cérebro se relacionavam fui estudar outras áreas de conhecimento como Psicologia Cognitiva e em maior parte Neurociências. Comecei participando de pesquisas envolvendo a temática da percepção visual, ou seja, o que difere nossa atividade neural quando percebemos ou não um estímulo visual de forma consciente?... Atualmente, encontro-me a estudar as bases neurofisiolóficas gerais do comportamento, além de técnicas de estimulação neural e neurociências em geral.

Meu interesse pelas bases biológicas do comportamento se uniu ao apreço pelas Neurociências. Ainda me considero um analista do comportamento, é minha filosofia e teoria base para entender o ser humano e suas relações com o mundo. Procuro agora é acrescenta-la de forma construtiva as descobertas recentes que venho aprendendo no ramo neurocientífico. 

As neurociências estão a mudar a sociedade e o mundo com suas descobertas, creio ser possível fazer com que estas duas áreas dialoguem, mas para isso é necessário discutir, ler e pensar sobre. Por isso, este blog se dedicará à estas tarefas, espero que gostem e que eu possa crescer com as críticas e discussões que se seguirão.

Seja bem vindo e obrigado por visitar minhas humildes postagens.

Marcelo Z.

1 comment:

  1. Excelente descrição de contexto e objetivo para o blog! E vamos em frente!

    ReplyDelete