No post anterior foi possível ver o inicio
das ideias acerca das bases neurais do comportamento. Como prometido, darei
seguimento a evolução do pensamento neurocientífico moderno.
Falarei sobre o estudo das
Afasias, estes são distúrbios que afetam a capacidade de uma pessoa entender e
expressar a linguagem, seja esta escrita, lida ou falada. Dois grandes médicos
foram responsáveis por descrever essa condição, estes são Pierre Paul Broca e
Carl Wernicke, ambos eram contemporâneos. O impacto de suas descobertas no
século XIX contribuiu para o avanço da nossa compreensão sobre como o cérebro
funciona, sendo bases para o entendimento atual dos distúrbios de linguagem.
Nota: Neste post irei discutir apenas sobre as
descobertas de Paul Broca, no próximo post falarei sobre Carl Wernicke e seus
estudos sobre a Afasia interpretativa da linguagem.
PAUL BROCA E A DESCOBERTA DA AFASIA
A
teoria do Campo Agregado de Franz obteve maior sucesso do que a Frenologia de
Gall, mantendo domínio na explicação das relações cérebro-comportamento. Porém
em 1861, o neurologista francês Paul Broca, influenciado pelas ideias de Gall,
propõe mudanças nas ideias da teoria Frenológica.
Figura
4 – Paul Broca (1824-1880), neurologista francês que descreveu
casos clínicos de Afasia, disturbios causados por dano cerebral que afetam a
linguagem.
Broca descreveu uma condição observada em seus
pacientes chamada Afasia. Em um de
seus casos, um paciente de nome Leborgne podia entender normalmente a linguagem
falada, porém ele não conseguia expressar ideias ou frases
completas, de forma escrita ou falada. Mantendo comunicação somente
através de gesticulações. O estranho era que Leborgne não possuía nenhum trauma
nos músculos envolvidos na escrita, muito menos em suas cordas vocais ou em
outras regiões como boca e língua.
A análise post-mortem do cérebro de
Leborgne revelou uma lesão no córtex frontal inferior posterior esquerdo (região que
fora posteriormente nomeada com seu nome). Broca analisou o cérebro de mais
oito pacientes com condições similares e o mesmo padrão se seguiu. A partir
destas evidências Broca formulou a célebre frase: “Nous parlons avec
l’hémisphère gauche!” – “Nós falamos com hemisfério esquerdo!”.
Figura 5 -
Região de Broca, localizada no terceiro giro (parte inferior) do
Cortex Frontal.
Partindo de suas descobertas Broca avança
o pensamento de Gall propondo que a Frenologia não deveria focar-se nas
saliências do crânio, mas sim nas convoluções (sulcos e giros) do córtex
cerebral para inferir sobre as funções mentais.
UM EXEMPLO DE VIDA - O CASO SARAH SCOTT
Em maio de 2009, Sarah Scott (18 anos na
época) havia chegado pela manhã em sua escola para assistir uma aula de inglês
na cidade de Welwyn Garden City, Inglaterra. Ela estava a ler em voz alta uma passagem
de um livro para seus colegas de classe, até então tudo corria normalmente.
Figura 6 – Sarah Scott a esquerda junto a sua mãe Joanie
Scott.
Entretanto, Sarah subitamente perdeu a
fala e não conseguia mais ler em voz alta, seu braço e perna direita ficaram
dormentes. O lado direito de seu rosto relaxou, ela sentiu-se fraca e deslizou
da cadeira. Ao ver o rosto de Sarah frouxo no lado direito, seus amigos logo
perceberam que se tratava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e chamaram uma ambulância.
Sarah foi levada as pressas para o
Hospital Rainha Elizabeth II, onde foi diagnosticada com um coágulo no
hemisfério esquerdo do cérebro, na região frontal posterior. Ela foi tratada
intensivamente com medicamentos que dissolveram o coágulo. Os impactos do AVC
foram claros após o tratamento, ela ainda não conseguia mover o lado direito do
corpo como antes, além de ter desenvolvido problemas na fala, escrita e
leitura. Sarah fora diagnosticada então com Afasia de Broca.
Dado essa condição, Sarah começou a fazer
fisioterapia e terapia de reabilitação de linguagem, ela
recuperou os movimentos do lado direito do corpo com sucesso e, tem obtido
grande progresso na melhora de sua Afasia. Infortunadamente, sua mãe Joanie
Scott também sofreu um AVC pouco após o de Sarah. Felizmente, ela não sofreu
nenhum dano na fala ou cognitivo quaisquer.
Após essas experiências de superação,
Sarah e sua mãe, militam a causa apoiando instituições de caridade para pessoas
que sofrem de Afasia. Elas também participam de entrevistas em programas de TV,
além de gravar vídeos no youtube com o intuito de informar sobre o que é um AVC
e como é viver com as dificuldades consequentes, de forma a motivar a
perseverança no tratamento desta condição.
No video a seguir, onde Sarah é entrevistada
por sua mãe, ela conta sobre como tem sido a vida desde o AVC. O video é legendado, basta clicar no icone CC na barra de progresso do video.
É
possível perceber as dificuldades que Sarah possuí em se expressar. Ressalvando os casos mais crônicos, a Afasia de Broca, geralmente não danifica todas habilidades cognitivas da pessoa.
Sarah entende o que ouve e seu raciocínio não foi prejudicado.
Entretanto, sua capacidade de expressar seus pensamentos foi
comprometida.
Notem
que Sarah relata ter sentido os sintomas do AVC na parte direita de seu corpo.
A explicação reside no fato de que o controle corporal no cérebro é
contra-lateral. Isso quer dizer que o hemisfério esquerdo, controla a sensação
e o movimento da parte direita do corpo e vice-versa.
Espero
que tenham gostado do segundo post, em breve trarei a terceira parte dando
continuidade aos primórdios do pensamento neurocientífico.
BIBLIOGRAFIA
CAPLAN, D. Language Disorders. Encyclopedia of the Human Brain. Vol. 2. Massachusetts General Hospital: Elsevier Science (USA), 2002. Pages: 545-655.
Ed. Marc D. Binder, Nobutaka Hirokawa, and Uwe Windhorst. Broca's Aphasia - Encyclopedia of Neuroscience. Vol. 1. Berlin, Germany: Springer, 2009. 498. Gale Virtual Reference Library. Web. 4 Jan. 2013.
Fonte: http://migre.me/cNMMP
Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM. A Neurobiologia do Comportamento - Princípios da Neurociência - 4ª edição. Editora Manole; 2003.
LINKS ÚTEIS
Site da Connect: http://www.ukconnect.org/
Site da Connect: http://www.ukconnect.org/
Para mais videos com Sarah Scott: http://migre.me/cNLzT
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