Thursday, February 21, 2013

Dois Cérebros


Provavelmente, você já ouviu falar que o cérebro possuí dois hemisférios, um esquerdo e um direito com funções diferenciadas. O primeiro como já mencionado em um post anterior (Afasia de Broca) possui grande importância nos processos lógicos, na articulação e entendimento da linguagem seja esta escrita, lida ou falada. O segundo hemisfério teria maior importância na percepção visuo-espacial e criatividade [1].


Existem evidências que sustentam essa hipotese, gerando a famosa fala de que possuímos um cérebro metade analítico e metade criativo. Esse dizer não está completamente certo, pois o cérebro utiliza várias áreas de ambos os hemisférios para gerar tais comportamentos, mesmo assim, não é possível negar que existe uma especialização de funções em cada uma das metades do cérebro.


Desta forma, trago até vocês um video que serve de base para entender um pouco do porquê de tal hipótese. Nele o famoso neurocientista Dr. Michael Gazzaniga demonstra o que acontece quando se separam as duas metades do cérebro.




Esperam que tenham gostado!
Até o próximo post!

Referências 


  1. Mihov, Konstantin M.;  Denzler, Markus;  Förster, Jens (2010)
    Brain and Cognition vol. 72 (3) p. 448-442. 

Links




1 comment:

  1. Muito bom! muito interessante, realmente faz sentido essa hipóteses dos hemisférios

    ReplyDelete