Wednesday, January 16, 2013

A Neuro-bobagem ainda vai te pegar!


Em nome da boa ciência e do conselho de um amigo querido, Kelvin, resolvi trazer a vocês mais um post sobre como a mídia e o mercado (principalmente o farmacêutico) têm ajudado a adulterar descobertas neurocientíficas.

No inicio do meu primeiro post é possível encontrar alguns exemplos de matérias jornalísticas acerca de descobertas das neurociências que devem ser lidas com cuidado. A localização de regiões ou componentes químicos neurais (neurotransmissores) que estejam envolvidos em determinados tipos de comportamento é algo extremamente delicado de se afirmar, uma vez que um destes pode estar envolvido em mais de um tipo de comportamento.

Reitero, sempre que possível a busca por fontes de informação mais confiáveis como o próprio artigo ou site do laboratório que fez a descoberta citada, deve ser a opção de preferência para quem quiser se informar com um certo nível de qualidade. Pois, até estas fontes devem ser questionadas.

O video abaixo exemplifica a questão.
Molly J. Crocket é neurocientista do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging da University College London. Sua pesquisa procura entender as bases neurais do altruísmo e tomada de decisão baseada em valores morais. Ela acredita que os resultados de sua pesquisa podem ajudar na criação de ambientes que possam promover a cooperação ao invés do egoísmo.





1 comment:

  1. Legal o vídeo. Essa prática da mídia de deturpar as pesquisas científicas sempre me irrita... ;/

    ReplyDelete